Ferroeste planeja assumir trecho ferroviário e construir nova ligação entre Irati e a Lapa
Projeto busca incluir o trecho na privatização da estatal para solucionar gargalo logístico na Serra da Esperança.
A Ferroeste pretende assumir parte da atual Malha Sul e revitalizar o trecho ferroviário entre Cascavel, Guarapuava e Irati, além de construir uma nova ligação férrea até a Lapa. A iniciativa foi antecipada com exclusividade ao jornal Tribuna do Paraná pelo presidente da companhia, André Gonçalves, e integra um estudo de modelagem da privatização da estatal elaborado pela consultoria Boston, com conclusão prevista para julho.
Segundo Gonçalves, a ideia é que a modelagem da futura concessão do corredor, em elaboração pelo governo federal, retire o trecho entre Guarapuava e Lapa do projeto federal e transfira a operação para a Ferroeste. “A ideia é a Ferroeste assumir esse trecho e fazer a obra. Isso vai ser proposto na audiência pública da nova concessão da Malha Sul”, afirmou. O projeto não depende do cronograma da nova concessão, cujo leilão está previsto para 2027, data vista com cautela pelo setor devido ao histórico de demora em processos de concessão ferroviária.

