terça-feira, 23 de junho de 2026 Ao vivo Programação RSS

Ferroeste planeja assumir trecho ferroviário e construir nova ligação entre Irati e a Lapa

Projeto busca incluir o trecho na privatização da estatal para solucionar gargalo logístico na Serra da Esperança.

Por Jornal da Manhã · 22 de junho de 2026 23:28 · 1 min de leitura

A Ferroeste pretende assumir parte da atual Malha Sul e revitalizar o trecho ferroviário entre Cascavel, Guarapuava e Irati, além de construir uma nova ligação férrea até a Lapa. A iniciativa foi antecipada com exclusividade ao jornal Tribuna do Paraná pelo presidente da companhia, André Gonçalves, e integra um estudo de modelagem da privatização da estatal elaborado pela consultoria Boston, com conclusão prevista para julho.

Segundo Gonçalves, a ideia é que a modelagem da futura concessão do corredor, em elaboração pelo governo federal, retire o trecho entre Guarapuava e Lapa do projeto federal e transfira a operação para a Ferroeste. “A ideia é a Ferroeste assumir esse trecho e fazer a obra. Isso vai ser proposto na audiência pública da nova concessão da Malha Sul”, afirmou. O projeto não depende do cronograma da nova concessão, cujo leilão está previsto para 2027, data vista com cautela pelo setor devido ao histórico de demora em processos de concessão ferroviária.

Assista ao programa completo no Facebook.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *