13ª Conferência Municipal de Saúde debate propostas para o SUS e elege prioridades
Evento reuniu comunidade no Clube 7 de Setembro e resultou em oito propostas para etapa estadual e uma para a nacional.
Ontem, ao longo de todo o dia, o Clube 7 de Setembro sediou a 13ª Conferência Municipal de Saúde da Lapa. O encontro, que contou com a participação da comunidade, discutiu temas relacionados à saúde pública local e contou com a palestra do especialista Gabriel Modesto, que apresentou um panorama do SUS no Brasil, destacando suas atribuições e desafios.
Na parte da tarde, os participantes se dividiram em grupos temáticos e elaboraram 18 propostas. Após votação, oito delas foram selecionadas para representar o município na Conferência Estadual de Saúde, e uma foi escolhida para ser levada à Conferência Nacional. O objetivo é fortalecer o SUS a partir das realidades vivenciadas nas cidades, desde o atendimento de urgência até a atenção básica e saúde mental.
Segundo os organizadores, o resultado foi extremamente positivo, reforçando a importância da participação popular na construção das políticas de saúde. A iniciativa integra o processo preparatório para as conferências estadual e nacional do setor.


